06 Jul

Crianças e as telinhas

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação afirma que cerca de 70% das crianças e adolescentes utilizam a internet pelo menos uma vez ao dia. Para a saúde ocular, esse comportamento tem vários pontos negativos. Pensando nesse cenário e na realidade atual, sinalizamos quatro problemas oculares que o uso de celular em excesso pode causar no seu filho. Olha só:

Miopia:

Utilizamos a nossa visão de perto a maior parte do tempo, principalmente na frente da telinha. O olho possui uma propriedade chamada acomodação. Ou seja, há a contração de alguns músculos intra-oculares que alteram o formato do cristalino (uma lente natural que temos dentro do olho) para fazer com o que os objetos próximos fiquem nítidos.

A consequência do uso excessivo da acomodação é o aumento do comprimento do olho, o que torna a pessoa míope.

Dificuldade para dormir:

O excesso das luzes dos aparelhos eletrônicos faz com que tenhamos dificuldade em dormir. Para entrarmos em repouso, nosso sistema nervoso central precisa “entender” que a luz do ambiente reduziu, como o que ocorre ao anoitecer.

Se ficamos usando o celular até tarde da noite, nosso sistema nervoso não consegue entrar em “modo de repouso”.

Olho seco:

Piscar os olhos é essencial para lubrificação do sistema ocular e evitar o ressecamento do olho. Todas as vezes que precisamos fixar nossa atenção em algo, como por exemplo ao usar celular, acabamos permanecendo mais tempo sem piscar, o que leva a evaporação da lágrima e, consequentemente, ressecamento dos olhos.

A consequência do uso excessivo da acomodação é o aumento do comprimento do olho, o que torna a pessoa míope.

Dor de cabeça:

Em situações que precisamos manter a visão focada a maior parte do tempo para perto, há uma sobrecarga dos músculos oculares envolvidos no processo de acomodação, portanto é comum que o indivíduo desenvolva dores de cabeça.

 

Visto as preocupações acima, quais hábitos dos pequenos você mudaria hoje?

 

LEIA TAMBÉM

03 Fev

5 hábitos que podem indicar a necessidade do uso de óculos na infância

Leia Mais

01 Jul

Oito dicas para manter os olhos saudáveis

Leia Mais

RECEBA NOSSAS NOVIDADES