11 Jan

Astigmatismo: a visão distorcida

O astigmatismo é uma condição ocular comum que afeta a forma da córnea ou a lente dentro do olho, resultando em visão distorcida. Enquanto a córnea normalmente tem uma curvatura esférica uniforme, no astigmatismo, essa curvatura é irregular, mais parecendo uma forma oval ou de bola de rugby. Isso compromete a capacidade do olho de focalizar a luz adequadamente na retina, levando a uma visão borrada e distorcida.

As causas do astigmatismo podem ser variadas e frequentemente se relacionam à estrutura do olho. No Brasil, essa é a segunda doença ocular mais comum na população, ficando atrás somente da miopia. 

Entre os principais fatores estão as irregularidades na forma da córnea que é a camada transparente na parte frontal do olho, é essencial para a focalização da luz. Irregularidades nessa curvatura podem resultar em astigmatismo.

Além da córnea, a lente natural dentro do olho, conhecida como cristalino, também pode ter uma forma irregular, contribuindo para o astigmatismo. Essa é uma doença visual que pode ser hereditária. Por exemplo, se um dos pais tem essa condição, há uma maior probabilidade de que os filhos também a desenvolvam.

O diagnóstico do astigmatismo é feito durante exames oftalmológicos de rotina, nos quais são utilizados instrumentos para medir a curvatura da córnea e avaliar a refração do olho. O tratamento geralmente envolve o uso de óculos ou lentes de contato com prescrição específica, corrigindo a forma irregular da luz que entra no olho.

Entender as causas do astigmatismo é o primeiro passo para buscar o tratamento adequado. Consultar regularmente um oftalmologista e realizar exames de visão são práticas essenciais para manter a saúde ocular e garantir uma visão clara e nítida ao longo da vida.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES