10 Ago

Miopia infantil: quais sinais devo estar atento?

A miopia infantil está sendo muito comum, atualmente, por conta do uso de aparelhos digitais. Isso porque o contato intenso com as telas faz com que os olhos fiquem focados em um único objeto por bastante tempo. Assim, o músculo ciliar faz uma contração toda vez que o foco é direcionado para perto do celular ou computador.

Usualmente, a criança que tem miopia, ou outro problema de visão, costuma apresentar dificuldades na escola, inquietude, esfregar os olhos, se sentar muito próximo a televisão ou ao quadro da sala de aula.

Para evitar miopia infantil, deve-se diminuir o uso de computadores e celulares. O ideal, de acordo com os especialistas, é ficar até 2 horas por dia em frente aos aparelhos digitais. Além disso, a principal solução para evitar a miopia em crianças é motivá-las a ficar mais tempo ao ar livre, porque a vitamina D deixa os olhos mais saudáveis.

Além do mais, ao ar livre é possível observar um cenário mais amplo. Ou seja, o foco não é diretamente em um único objeto e sim em várias outras coisas, o que não força a visão.

Visitar o oftalmologista é uma das melhores formas de prevenção. A primeira consulta de uma criança deve ser feita entre 6 meses e 1 ano de idade, seguindo o acompanhamento semestralmente.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES